7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrência

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrência

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrência

Nunca foi tão fácil abrir um e-commerce. Qualquer pessoa com um pouco de conhecimento em informática (pouco mesmo!) pode realizar toda a operação técnica e ter uma loja virtual funcionando em minutos.

As redes sociais também popularizam o acesso ao público, e fazem com que seja possível ganhar tração mesmo sem grandes orçamentos de marketing.

Todas essas observações são sinais de como a transformação digital facilitou o surgimento de um número cada vez maior de operações de e-commerce, o que cria a necessidade urgente de se diferenciar para encontrar espaço no mercado.

Quer saber como diferenciar o seu e-commerce e ter verdadeiro sucesso nas vendas online, em vez de apenas lutar para o seu negócio sobreviver? Então fique atento às dicas a seguir!

Aprenda as 7 melhores formas de diferenciar o seu e-commerce

Um ponto a lembrar é que a quantidade de lojas virtuais só aumenta, mas a qualidade das operações ainda não acompanha esse crescimento no mesmo ritmo.
Isso quer dizer que boa parte das lojas ainda carecem dos aspectos básicos para ter sucesso, como oferecer produtos de qualidade, entregar no prazo, etc.

Por outro lado, a profissionalização dos empreendedores digitais está avançando em um ritmo bastante acelerado, também por conta da transformação digital  —  que tem alcançado as mais diversas áreas da sociedade.

Então, vale a pena aprender algumas maneiras certeiras de se diferenciar, não é mesmo? Talvez você esteja se perguntando qual o valor dessas estratégias, já que boa parte dos concorrentes também as utilizam.

Realmente, nenhuma das táticas mostradas aqui é novidade, mas se executadas do jeito certo, certamente vão trazer ótimos resultados para a sua loja.

Com isso em mente, as 7 formas de diferenciar o seu e-commerce são:

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaInvestir em Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das melhores armas para diferenciar o seu e-commerce, pois se trata de uma estratégia que gera valor mesmo antes de a pessoa realizar a compra.

Isso cria um relacionamento mais próximo da sua persona, e faz com que ela sinta confiança na sua loja, o que geralmente leva a um ticket médio mais alto no momento da aquisição.

A proposta é simples, criar conteúdo que responda a dúvidas comuns ou aborde assuntos de interesse da persona, e nutrir o interesse dela até que esteja pronta para comprar.

Os principais canais de marketing de conteúdo que você precisa explorar são:

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaBlog

Poderosa fonte de tráfego qualificado para a sua loja, o blog ainda é usado por apenas 43,2% das empresas de e-commerce, segundo a E-commerce Trends 2017;

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaRedes Sociais

Os consumidores usam as redes sociais todos os dias com intenções de compra, então vale a pena marcar presença nelas;

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaE-mail

Uma newsletter de qualidade ajuda a entregar conteúdos novos e ofertas interessantes diretamente na caixa de e-mail da sua persona;

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaMaterial Impresso

Um diferencial interessante é enviar algum material impresso com conteúdo de valor junto com os produtos que vender.

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaProduzir conteúdo em vídeo

O conteúdo em vídeo é tão valioso para diferenciar o seu e-commerce que merece até um subtítulo a parte nesse post.

Existem muitos motivos para apostar na produção de vídeos como parte da sua estratégia de diferenciação, como as seguintes estatísticas da HubSpot:

  • 73% a mais de visitantes que assistem vídeos de produtos fazem a compra;
  • 71% dos consumidores acredita que vídeos explicam melhor os produtos;
  • 58% dos compradores acreditam que lojas que usam vídeos de produto são confiáveis;
  • entre muitas outras.

Mas nem só da apresentação de produtos vive uma estratégia de conteúdo em vídeos. Pelo contrário, é possível usá-los de, pelo menos, mais 3 maneiras:

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaChamadas Sociais

Vídeos são formas excelentes de engajar o seu público nas redes sociais e convidá-los para conferir alguma novidade no seu site ou blog;

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaConteúdo para o Blog

Conteúdos que seriam escritos em forma de post no seu blog podem ser elaborados no formato de vídeo, para aumentar o engajamento;

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaCursos Online

Cursos online criam ainda mais valor e podem servir para educar a persona ao mesmo tempo em que fortalecem bastante a imagem da sua marca como referência em determinado assunto.

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaFazer bom uso do SEO

Outra conclusão interessante da E-commerce Trends é de que os negócios que possuem uma estratégia de SEO conseguem 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes em comparação aos que não investem nisso!

Será que resta alguma discussão sobre a importância do SEO para diferenciar o seu e-commerce?

A boa notícia é que existem ferramentas adequadas e até cursos completos sobre SEO que permitem fazer essa otimização da forma correta.

Existem dois tipos de SEO, On e Off Page. O segundo tipo se refere mais a elementos que estão fora das páginas do seu site e, portanto, fora do seu controle.

Mas o que nos interessa mais é o SEO On Page, que trata da otimização das páginas da sua loja a fim de alcançar as primeiras posições em sites de busca como o Google.

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaGarantir uma boa experiência do usuário

Se a sua loja fosse física, você faria todo o possível para criar um clima agradável, que incentivasse os clientes a ficar mais tempo e, naturalmente, comprar mais.

O mesmo se aplica quando o assunto é e-commerce. A única diferença é que em vez de se preocupar com fatores como iluminação, ventilação e espaço nos corredores você vai pensar em navegação, facilidade de checkout, etc.

Outra grande diferença do e-commerce para as lojas físicas é que o nível de distração é bem maior, ou seja, o cliente pode navegar no seu site e ter mais outras 3 abas abertas nos sites dos concorrentes.

Pensar nisso mostra como é indispensável criar uma boa experiência do usuário, a fim de que ele não precise procurar nada em outro lugar.

Isso envolve ter um site com design responsivo, que se adapta a qualquer tamanho de tela, trabalhar a usabilidade  —  a facilidade de realizar as tarefas necessárias no site  —  e uma série de outros aspectos.

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaPrestar o melhor atendimento possível

Prestar um atendimento impecável é obrigatório para quem deseja ter sucesso no mercado eletrônico, especialmente à medida que novidades como os chatbots são adotadas pelas empresas a fim de tornar a vida dos consumidores mais prática.

O que significa prestar um atendimento impecável? Dois pontos: estar sempre presente e atender com qualidade.

Responder com rapidez e oferecer diferentes canais de atendimento é uma demonstração clara de que a loja leva a preferência e conforto dos clientes em consideração.

Além disso, atender com qualidade significa resolver o problema, e fazer isso de maneira amigável. De que adianta responder em 1 minuto e não solucionar a dúvida da pessoa, ou mesmo fazer isso de forma rude?

Em resumo, é preciso:

  • oferecer suporte multicanal;
  • ser cordial e mostrar disposição de ajudar;
  • ser rápido para responder os chamados;
  • resolver os problemas de forma definitiva.

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaInvestir em estratégias de fidelização

A fidelização consiste em tornar quem já comprou uma vez em cliente fiel e, depois disso, em defensor da marca. Sabe por que isso é tão relevante? Porque poucas pessoas têm tanta influência sobre as decisões de outras quanto defensores de marca!

Em outras palavras, quanto mais defensores a sua loja tiver, mais destacada ela será dos concorrentes. Quais são algumas das estratégias de fidelização nas quais vale a pena apostar?

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaCashback

O conceito de devolver parte do dinheiro gasto na compra ao cliente é atrativo, e sites como o Méliuz já contam com modelos consolidados para as lojas parceiras;

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaCupons de Desconto

Cupons de desconto também nunca fizeram mal a ninguém. Na verdade, garantem o retorno de muitos clientes para uma segunda compra;

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaProgramas de Benefícios

Criar ou adotar um programa de benefícios para quem sempre compra no seu e-commerce é outra solução eficaz.

7 maneiras de diferenciar o seu e-commerce da concorrênciaAposte no modelo de assinaturas

Um clube de assinaturas, no qual os clientes pagam por mês e recebem um produto de maneira fixa em casa, também tem sido adotado por um número grande de empreendedores de e-commerce.

Contar com uma opção dessa na sua loja pode ser uma ótima forma de se separar da maioria e ganhar destaque no mercado. Por quê?

Além de uma fonte de renda recorrente, que dará maior estabilidade financeira para o negócio, é possível atrair a atenção da mídia e de novos clientes que nunca ouviram falar da sua loja antes.

Hoje em dia já existem e-commerces de assinatura de todo tipo de produto, desde itens de cultura pop até cervejas e frutas!

Seja lá qual for o seu nicho de atuação, apostar no modelo de assinaturas como uma forma de expandir as vendas e ganhar espaço no mercado é uma ideia que vale a pena considerar.

Diferenciar o seu e-commerce vai exigir muita disciplina e dedicação. Afinal, estamos falando de um mercado acirrado e, ao mesmo tempo, bastante promissor. Mas com essas estratégias em ação, você pode esperar resultados positivos, constantes e que durem por um bom tempo.

Além de saber o que fazer, também é vital entender as falhas a evitar, não concorda? Por isso, veja agora os 10 erros que você precisa parar de praticar no seu e-commerce para prosperar!

Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.

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