Como as marcas se posicionaram neste Natal

Como as marcas se posicionaram neste Natal

Como as marcas se posicionaram neste Natal?

Natal, época de estar com quem amamos, de confraternizar e pensarmos em tudo o que fizemos no ano que passou e nos nossos planos para o próximo ano.

Além disso, o Natal é sempre uma oportunidade para marcas de todos os segmentos apresentarem-se para seu público com um toque especial. Com a internet, mesmo algumas das marcas mais lembradas atingem seus públicos não só no horário nobre da TV mas também nas redes sociais.

Por esse motivo, fizemos uma lista das 13 propagandas criativas e campanhas mais eficazes e que chegam a fazer seus públicos pegarem o famoso lencinho.

Como as marcas se posicionaram neste Natal?O Boticário

A marca O Boticário já está acostumada a fazer comerciais de emocionar, e neste Natal não foi diferente. A empresa aproveitou a oportunidade para apresentar uma família que irá estrelar todos os comerciais da marca no próximo ano, e de todas as peças lançadas, esta foi a que mais viralizou na Internet, sendo compartilhada por inúmeros perfis no Facebook e alcançando em pouco tempo muito engajamento.

GRANDE DESTAQUE: O roteiro, que consegue costurar uma história significativa e que emociona, aliado a uma trilha sonora e uma direção de arte impecáveis.

Como as marcas se posicionaram neste Natal?Perdigão

Neste Natal, a Perdigão resolveu fazer uma campanha em que a cada Chester comprado, uma família necessitada ganharia outro. A ideia é muito legal, porém o comercial que divulga a campanha foi realmente motivo de polêmicas na Internet. Enquanto diversas pessoas afirmaram que a propaganda havia sido racista, pois coloca uma família branca na condição de “salvadora” de uma família negra, outras não viram nenhum problema e afirmaram que havia miscigenação em ambas as famílias.

A marca se posicionou dizendo que nunca foi sua intenção ofender qualquer consumidor e que independente de raça, gênero ou religião gostaria de possibilitar um Natal feliz para todos.

GRANDE DESTAQUE: Sendo por querer ou não, a polêmica em torno do vídeo fez com que a campanha girasse as redes sociais, colocando a marca no hall das mais comentadas neste Natal.

Como as marcas se posicionaram neste Natal?MRV

Com uma criança no posto de narradora, a MRV conseguiu trazer grande emoção para seu comercial de Natal, já que conta uma história emocionante e que gera identificação com seu público. Este foi um projeto produzido pela Matilde Filmes e que já inclui o novo propósito da maior construtora da América Latina: construir sonhos.

GRANDE DESTAQUE: O estilo da animação aliado à narração mirim dá um toque delicado à mensagem de natal. Além disso, é ver uma mulher à frente da família.

Como as marcas se posicionaram neste Natal?Leader

As Lojas Leader neste ano resolveram posicionar uma ação que vai ajudar muitas pessoas. Gravaram artistas de rua pelo Rio de Janeiro cantando o famoso jingle “Já é Natal na Leader”, e então, quanto mais likes, mais instrumentos musicais serão doados para organizações que trabalham a música junto a jovens carentes. O formato, testado e aprovado na internet pelo projeto Playing for Change, foi um sucesso!

GRANDE DESTAQUE: O vídeo principal da campanha mostra os artistas de rua cantando o jingle de forma emocionante, trazendo o poder da música como forma de transformação!

Como as marcas se posicionaram neste Natal?John Lewis & Partners

Outra marca que resolveu trabalhar com o poder da música, a John Lewis & Partners contou uma tocante retrospectiva da vida de Elton John, ao som de uma das músicas mais bonitas do cantor (Your song).

Com a frase “alguns presentes são mais do que só um presente”, a empresa aborda a emoção em se presentear alguém e o verdadeiro significado que o presente pode ter na vida de algumas pessoas.

GRANDE DESTAQUE: A história tem um peso grande no público ao contar a história de um dos maiores artistas do nosso tempo na forma reversa, desde os tempos atuais até o momento em que ele ganhou o primeiro piano ainda criança.

Como as marcas se posicionaram neste Natal?Bradesco

A ideia do Bradesco neste ano foi trabalhar o tema de inclusão e também da luz que cada um tem dentro de si. Com uma trilha de arrepiar, a música “Beautiful” de Christina Aguilera foi utilizada para reforçar o quão importante é a mensagem.

Com os vagalumes, o conceito da luz de cada é concretizada, junto à mensagem de não deixarmos nossa luz se apagar, pois nós é que fazemos acontecer!

GRANDE DESTAQUE: A animação 3D é primorosa, digna das maiores produções de Hollywood, e ajuda e muito a trazer o clima do vídeo.

Como as marcas se posicionaram neste Natal?Canon

A temática da inclusão vem se tornando cada vez mais frequente em comerciais, e não foi diferente com a Canon. Na propaganda, seis crianças, divididas em pares, brincam juntas em uma sala. Os pais estavam apreensivos, principalmente os que tinham filhos com alguma necessidade especial, visto que ninguém deseja que seus filhos sejam vítimas de preconceitos. A realidade do vídeo é outra e mostra uma verdadeira pureza entre as crianças.

GRANDE DESTAQUE: O conceito por trás do comercial é muito forte. Sendo uma empresa cujo principal produto são as câmeras e lentes fotográficas, o conceito de “Natal sem filtros” dá a entender que a foto É a realidade, os filtros vêm depois.

Como as marcas se posicionaram neste Natal?Walmart

Em um comercial bem ao estilo Toy Story, em que brinquedos podem se mexer e também têm sentimentos, o Walmart conseguiu trazer uma bonita mensagem sobre esperança.

Um ursinho passa vários dias sem ser escolhido e vai ficando cada vez mais triste, mas todos os dias volta para sua prateleira na esperança de ser escolhido por alguém, e é o que acontece, quando um homem compra o brinquedo para sua filha.

GRANDE DESTAQUE: Ao colocar um produto na prateleira como protagonista, o vídeo consegue humanizar a atividade comercial da marca, posicionando-se de maneira muito efetiva junto ao público.

Como as marcas se posicionaram neste Natal?Garoto

Há algum tempo a Garoto já vem trazendo comerciais em que um grupo de pesquisadores estrangeiros estuda o Brasil. Em vídeos com muita comédia, eles conseguem explorar coisas divertidas que acontecem em nosso país.

No Natal não poderia ser diferente e eles conseguem mostrar o tio da família que faz piadas com pavê, e vários papais-noéis fora do padrão. Em um tom super positivo, eles encerram com a frase: só o cacau explica!

GRANDE DESTAQUE: O bom humor definitivamente é o que mais chama a atenção nesta propaganda, e a marca posiciona-se como algo divertido, familiar e… brasileiro.

Como as marcas se posicionaram neste Natal?Coca-Cola

E sabe o que não pode faltar no Natal? Os tradicionais comerciais da Coca-Cola, com os ursos polares e tudo mais. Neste ano a marca trouxe as regras do Natal, que mostram a importância de estar em família para comemorar essa data tão especial.

GRANDE DESTAQUE: Uma execução impecável na produção, desde a trilha sonora, a animação e o roteiro.

Como as marcas se posicionaram neste Natal?Natura

A Natura resolveu neste ano questionar os motivos pelos quais resolvemos presentear alguém. Dessa forma, a marca está convidando todos a pararem para pensar em momentos que já vivemos com as pessoas que passam por nossas vidas e descobrir o porquê de um presente.

Para completar a ação de marketing, todos os presentes comprados nas lojas, estão indo com um cartão não apenas com os campos “De” e “Para”, mas também com um espaço para o porquê.

GRANDE DESTAQUE: A marca consegue colocar ao avesso a mensagem usual de consumismo no Natal, que parece defender que as pessoas deviam comprar muitos presentes para várias pessoas.

Como as marcas se posicionaram neste Natal?Apple

Durante o comercial de Natal da Apple neste ano, uma garota parece criar algo super interessante em seu notebook, ao mesmo tempo em que se mostra muito criativa no seu dia a dia. Mas o que deveria ser motivo de orgulho, é escondido pela timidez e pensamentos do que os outros vão achar do seu trabalho.

Após um feliz incidente, os trabalhos da garota são espalhados pela cidade e ela vê que na realidade todos gostaram do que ela faz.

GRANDE DESTAQUE: O comercial traz uma história original e muito bem executada, e que mostra que coisas incríveis podem acontecer com um produto da marca.

Como as marcas se posicionaram neste Natal?Saniflo

As visitas dos familiares no Natal podem ser motivo de muita felicidade, mas também de problemas de logística em casa! E é sobre isso que o comercial da Saniflo vem falar.

Mostrando que de uma forma muito simples é possível arrumar os encanamentos e passar um Natal sem maiores problemas! A animação em quadro branco (ou whiteboard animation) traz resultados ainda melhores e facilita que a mensagem seja passada!

GRANDE DESTAQUE: Sendo uma propaganda mais direta, para venda de um produto, o destaque é conseguir grandes resultados mesmo com uma produção relativamente simplificada. Esta campanha foi feita por nós da Matilde Filmes e foi divulgada em três países, México, EUA e Canadá, com diferentes versões.

Gostou da nossa lista de propagandas mais eficazes do Natal de 2018? Lembra de mais alguma que não falamos aqui?

O Natal é uma época que possibilita ótimos resultados para diversas empresas e a comunicação é fundamental neste processo. Mas acima de toda comunicação, o mais importante é o verdadeiro sentido de união e esperança que o Natal traz para todos.

Fica então nossos melhores desejos de um Feliz Natal para todos os que nos acompanham por aqui!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTAGENS POPULARES

Postagens relacionadas

Posts relacionadas

0
Would love your thoughts, please comment.x