Como usar vídeos no email marketing

Como usar vídeos no email marketing

Como usar vídeos no email marketing

Nenhuma outra forma de conteúdo se comunica de maneira tão rápida e eficaz como o video marketing. Para você ter uma ideia, segundo a Forrester, vídeos em e-mail marketing aumentam a taxa de cliques entre 200% e 300%, configurando uma ferramenta bastante valiosa para empresas de todos os portes.

Em linhas gerais, é interessante utilizar vídeos que serão também usados em outros momentos, como no site ou em reuniões, para otimizar ainda mais os investimentos em audiovisual. Quer saber mais sobre como utilizar vídeos na sua estratégia de e-mail marketing? Então confira:

Como usar vídeos no email marketing (1)Faça uma imagem que se pareça com um player para ser clicada

Carregar vídeos inteiros em um e-mail é muito arriscado, já que vários fatores influenciam nesse processo e você simplesmente não pode correr esse risco. Assim, uma estratégia muito inteligente é incluir uma imagem do vídeo com cara de player, aquele botão “play” no centro, algo como o que vemos por aí no Youtube ou no Facebook. Assim, o usuário irá clicar na imagem para tocar o vídeo e é então direcionado para uma página em que o vídeo de fato se encontra, de preferência em modo auto play. Dessa forma você maximiza a entrega do email e garante uma taxa superior de cliques.

Você também pode usar um GIF animado para ajudar a representar o player do vídeo, com o cuidado de escolher um bom primeiro frame para o GIF, já que nem todos os sistemas de e-mail abrem GIF de maneira nativa.

Como usar vídeos no email marketing (2)Cuide da duração do vídeo

Por mais que as pessoas adorem vídeos, o ideal é manter a duração entre 30 e 90 segundos no caso de um público ainda iniciante no seu funil. Na maioria das vezes você não precisa entrar nos mínimos detalhes do produto, por exemplo, mas seu vídeo deve cumprir a promessa do título e convencer o espectador a acompanhar sua marca e consumir conteúdo relativo a outras partes do funil de vendas.

Por outro lado se o seu vídeo é destinado a um público que já conhece o seu trabalho e te acompanha, o material pode ser tão curto quanto 1 minuto ou longo como 30 minutos. 

Como usar vídeos no email marketing (3)Incentive ações durante e ao final do vídeo

O mais importante é que o cliente interaja, portanto, sugira ações que ele pode tomar ao assistir ao vídeo! Os famosos call to action incentivam o leitor a procurar saber mais sobre o tema, baixar um material de apoio, pedir um orçamento, bem como influenciam no sentimento de utilidade do conteúdo.

Além de chamar a pessoa para ação no vídeo, insira botões que com clareza apontem qual é o próximo passo para ele.

Como usar vídeos no email marketing (4)O segredo é analisar sempre

Você deve sempre saber o que acontece na sua campanha de e-mail marketing. Portanto, utilize ferramentas de análise de abertura e interação com seu e-mail, a fim de saber como está a performance da sua campanha. Ferramentas de envio de e-mails — como o MailChimp, por exemplo — fornecem insights que ajudam a aprimorar suas táticas e estratégias.

Dois pontos importantes de mensurar são: taxa de abertura e click-through rate (CTR), para saber quantas pessoas realmente viram sua mensagem e interagiram de alguma forma. Lembre-se de que os cliques para os conteúdos disponíveis são super importantes para aprender o que funciona com seu público!

Como usar vídeos no email marketing (5)Tire o máximo proveito

Embora vídeos tenham custo cada vez mais acessível, é importante tirar o máximo proveito de todos os materiais audiovisuais produzidos. No e-mail marketing, é claro, não é diferente. Você pode usar no email marketing o seu vídeo de vendas ou o vídeo institucional, por exemplo. Ou o contrário, isto é, use o vídeo que fez para email marketing em uma campanha no Facebook Video Ads e de forma permanente no seu site, e assim em diante.

Uma dica específica para email marketing e que se aplica bastante ao contexto dos vídeos é segmentar sua base de contato e fazer mensagens mais específicas para cada grupo. Ou enviar o mesmo conteúdo com novo título e texto para aqueles que sequer abriram o email original. Práticas assim garantem taxas de abertura e de cliques várias vezes maiores do que um simples envio para toda base e por isso podem fazer toda diferença para o sucesso da campanha.

O importante é ter em mente que vídeos são úteis em todas as fases da sua estratégia de marketing, e o uso do email é mais uma delas. Assim, produza vídeos de qualidade e tenha um relacionamento efetivo com as pessoas que te acompanham! O que ainda está esperando?

Se gostou do nosso texto, compartilhe-o nas redes sociais! E aproveite para dar uma olhadinha nas nossas dicas para estratégias de vídeo marketing!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ben Popov
7 anos atrás

Excelente artigo sobre o poder do video! Com a sua permissão, vou deixar aqui o link para o meu artigo Vídeo E-mail: Por que Você Deve Usar Vídeo no E-mail: http://aulaplus.com.br/video-e-mail-por-que-voce-deve-usar-video-no-e-mail

Sucesso a todos!

Rafael Querido
7 anos atrás

Olá pessoal, bom dia.

Achei excelente o conteúdo, de verdade. O material está muito bom.

Eu tenho só uma dúvida. Recentemente criei um site de games chamado Segredo dos Games (link para olharem, caso queiram http://segredodosgames.com.br) e embora eu esteja me esforçando, sei que o conteúdo escrito está cada vez mais deixado de lado.

Creio que a solução, seja partir para um canal do Youtube. Mas aí entra no aspecto que existem 944984598459845 Youtubers fazendo a mesma coisa e entrar, pra ser mais um, não é bem o meu foco.

Gostaria de saber se vocês tem algum material específico para entrar no Youtube com pouco investimento, seria muito legal algo nesse sentido.

Obrigado e desculpa o comentário gigante, rs.
Rafael Querido

Viktor Waewell
7 anos atrás
Reply to  Rafael Querido

Oi, Rafael, obrigado pelo comentário. O Youtube e o Google não possuem atalho, você precisa de um conteúdo diferenciado para se tornar referência, é apenas isso! Pense que qualquer negócio que você queira começar você precisa ser diferenciado. Youtube e Google apenas medem isso de maneira eficiente para os usuários. Se houvesse um atalho para subir no Google e Youtube eles não seriam boas ferramentas de busca, concorda? Espero ter ajudado! Abs!

luany
luany
5 anos atrás

Muito bom !!! Busco melhorara a cada dia minha presença online ainda não faço muitos videos foco mais em a criar conteúdo em meu blog http://luanyflores.com/ mas depois de ler este artigo vou começar a me empenhar mais e acredito que o poder do vídeo vai me ajudar muito!! Parabéns, ajudou muito.

POSTAGENS POPULARES

Postagens relacionadas

Posts relacionadas

4
0
Would love your thoughts, please comment.x